Como fazer yoga em áreas verdes sem sair de São Paulo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Gafanhoto, vaca, cachorro, saudação ao sol, postura da palmeira… Quando o assunto é yoga, não basta conhecer o nome e a execução de cada uma das posturas (ou asánas). O ambiente escolhido para a prática da atividade precisa ser tão preciso quando o controle do nosso corpo.

De acordo com Mariana Vilela, instrutora de Hatha Yoga, “quando estamos rodeados de verde, reduzimos a poluição visual, sonora e atmosférica, e melhoramos nossa respiração, além de nos conectarmos melhor com a gente mesmo e com o universo”.

Mas em uma Grande São Paulo com mais de 20 milhões de pessoas, um espaço tranquilo e verde nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente durante os fins de semana. Pensando nisso, o Mundo Logout resolveu listar alguns locais para você dar uma escapada da academia e fazer sua sessão de yoga em meio à “natureza” (ou, pelo menos, dá para imaginar algo assim). O melhor é que quase todas as opções são gratuitas. Então, estenda seu tapetinho e prepare-se para ficar mais zen.

Parque Ibirapuera

Claro que o principal parque da cidade de São Paulo sempre é aquele que mais oferece opções. E com o yoga não é diferente… O local é ponto de encontro de diferentes grupos e projetos. Se a sua agenda é muito complicada, com certeza lá é possível achar uma aula que se encaixe no seu dia a dia. Entre todas as opções, o projeto Yoga no Parque é um dos mais interessantes. As aulas acontecem aos sábados, às 8h, na serraria do parque. Para participar, basta trazer o seu material e um quilo de alimento não perecível (ou R$ 5,00).

É a oportunidade perfeita para quem quer se conectar com o próprio corpo e ainda ajudar o próximo.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Parque do Carmo

Com 1,5 milhão de metros quadrados e seis mil árvores, o Parque do Carmo é o lugar ideal para encontrar a natureza bem no meio da Zona Leste. É justamente por isso que o Oficina de Yoga oferece sua aula mensal gratuita lá. Como os grupos são bem grandes, a chance de você conhecer gente nova e trocar uma energia positiva é bem alta. A aula é voltada para todos os níveis, ou seja, mesmo quem nunca tenha feito uma aula de yoga e quer começar a praticar, é bem-vindo e acolhido. Como o evento é gratuito, uma caixinha de contribuição voluntária fica à disposição dos alunos. Não custa nada ajudar!

A estação de metrô mais próxima ao parque é a Corinthians – Itaquera, da linha vermelha. Ao descer, existem opções de ônibus para chegar ao local.

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera

Parque Buenos Aires

Todo primeiro domingo do mês, às 9h da manhã, o Parque Buenos Aires, no Higienópolis, recebe o projeto Yoga na Rua.  O projeto é uma iniciativa do espaço Yogapada, de Ciro Castro, e tem como objetivo interferir no ambiente urbano e repensar a nossa interação com as grandes cidades. Quer melhor forma de ocupar o espaço urbano?

Endereço: Avenida Angélica, 1.500 – Higienópolis

Chácara do Jockey

Alguns centros esportivos da capital oferecem várias atividades gratuitas para seus frequentadores. Um deles fica bem pertinho da Av. Francisco Morato: o Chácara do Jockey. Lá, as aulas de yoga acontecem no redondel e são ministradas pela professora voluntária Rossana, às 10h, nas terças e quintas-feiras.

Endereço: Av. Prof. Francisco Morato, 5.257 – Vila Sônia

Parque Cordeiro Martin Luther King

Um pouco menos conhecido do que os anteriores, o Parque Cordeiro Martin Luther King fica na Região Sul de São Paulo, colado na Av. Professor Vicente Rao. As aulas de yoga acontecem nos dois primeiros sábados do mês, às 10h.

Endereço: R. Breves, 968 – Chácara Monte Alegre

Parque São Domingos

Para quem busca se alongar e respirar fundo na região de Pirituba, uma boa pedida é o Parque São Domingos. As aulas acontecem durante a semana, às terças-feiras, das 9h às 10h, e são oferecidas pelo Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) do local.

Endereço: Rua Pedro Sernagiotti, 125 – Pq. São Domingos

Parque do Povo

Outro lugar que oferece várias opções e horários é o Parque do Povo, na região da Vila Olímpia. Nas manhãs de sábados e domingos, basta uma caminhada para encontrar grupos reunidos com seus tapetinhos. Porém, as aulas regulares acontecem às terças e quintas, das 7h às 8h e das 19h às 20h. Se você trabalha ali perto, é só deixar a roupa na mochila.

Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros

Yoga na Trilha

Se a sua ideia é entrar realmente em contato com a natureza, talvez seja melhor sair um pouco da capital. E adivinhe só, tem um grupo especializado justamente nisso: o Yoga na Trilha.

A iniciativa nada mais é que um grupo de trilheiros que se organiza online e promove encontros periódicos nas diferentes trilhas espalhadas por São Paulo. O objetivo é aliar o ecoturismo à prática do yoga.

Como a maioria das aulas é oferecida em lugares abertos, é preciso conferir a previsão do tempo antes de ir. Em caso de chuva, elas são canceladas. Não achou nenhum lugar perto da sua casa ou conhece outras opções interessantes? Deixe um comentário! Quem sabe você não consiga montar um grupo na sua região ou ajude outras pessoas a encontrar a paz interior. O importante é espantar a preguiça e descobrir novos lugares para nos conectarmos com nós mesmos.

Tags

sobre o autor