A infinidade de paisagens naturais do Brasil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e quase metade do território ocupado pela Amazônia, 26 estados e um Distrito Federal, 5.570 municípios. Jorge Ben não incluiu nenhum desses dados em seu País Tropical (1942), mas traduziu muito bem o que é o Brasil numa canção: um país de proporções continentais, clima predominantemente equatorial e, definitivamente, “bonito por natureza”.

Mesmo nós, brasileiros, não temos noção da diversidade de paisagens nacionais e suas incontáveis belezas. Quando colocamos tudo num lugar só, é até difícil acreditar que estão todas no mesmo país — e que não precisamos de passaporte para conhecê-las. Duvida? Então, selecionamos alguns destinos para ilustrar a variedade de cenários:

Dunas no Maranhão

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - Lençóis Maranhenses
Foto: LBM1948, Wikimedia Commons

Mesmo chovendo 300 vezes mais que no Saara africano, o Nordeste possui dunas tão bonitas quanto as do famoso deserto. Mas, graças às águas pluviais, os Lençóis Maranhenses unem os belos contornos de areia com exuberantes piscinas naturais. Em alguns pontos, a água parece uma serpente esverdeada passeando pelas curvas brancas das dunas. Uma paisagem de tirar o fôlego.

Cânions entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - Parque Nacional Aparados da Serra
Foto: Prdcfr, Wikimedia Commons

Quantos anos foram necessários para formar os cânions eu não sei. Mas sei que dá para perder horas admirando as belezas do Parque Nacional de Aparados da Serra. A paisagem é resultado da ação da água e outros agentes (como o vento) nas rochas, gerando um dos pontos mais incríveis do nosso território. A região, divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ficou conhecida como “terra dos cânions”,  e o nome é mais do que justo. São cerca de 700 metros de altura e uma vista mais espetacular do que a outra.

Floresta tropical no Amazonas

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - Parque Nacional de Anavilhanas
Foto: Ericatarina, Wikimedia Commons

Nossa principal floresta tropical nem sempre aparece nas notícias pelo motivo certo. Alvo de desmatamento, disputas internacionais e todo tipo de polêmica, às vezes esquecemos que a Floresta Amazônica é um destino único para quem quer conhecer a fauna do nosso país. O Parque Nacional de Anavilhanas abriga 350 mil hectares e é um dos melhores lugares para apreciar os rios desse grande estado. Entre igapós, vitórias-régias, castanheiras, andirobeiras e outras árvores típicas, o turista pode entrar em contato com aves, répteis e vários mamíferos. Já imaginou chegar bem pertinho de um boto-cor-de-rosa?

Cerrado em Goiás

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - Chapada dos Veadeiros
Foto: Eder Fortunato, Wikimedia Commons

O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e ocupa 22% do território nacional. Logo, é de se esperar uma coletânea de paisagens únicas em uma extensão tão vasta. Quanto a isso, a Chapada dos Veadeiros não decepciona. O cenário é tão encantador que a área foi declarada patrimônio natural pela Unesco em 2001. Para entender o motivo, basta colocar nossos olhos nos imponentes paredões de pedra que escondem inúmeras cachoeiras, algumas com mais de 50 metros de altura.

Cavernas em São Paulo

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - PETAR
Foto: Rodrigo Albertini, Wikimedia Commons

Se na capital você encontra uma “selva de pedra”, no sul do Estado estão verdadeiras cavernas de pedra. O município de Iporanga tem mais de 350 cavidades naturais rochosas, localizadas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). Elas representam a maior concentração de cavernas do Brasil e a segunda maior do mundo.

Mar no Rio de Janeiro

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - Arraial do Cabo
Foto: Antônio André Lopes de Oliveira, Wikimedia Commons

Você pode não gostar da temperatura da água, mas é preciso concordar que o mar azul-turquesa de Arraial do Cabo faz jus às praias caribenhas, tamanho o esplendor. Mas há um motivo científico para a temperatura: o fenômeno geográfico da ressurgência, em que as águas mais profundas são levadas à superfície pelas correntes marítimas e o vento. A beleza do lugar, no entanto, nem a ciência explica.

Cordilheira em Minas Gerais e Bahia

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - Serra do Espinhaço
Foto: Glauco Umbelino, Wikimedia Commons

Uma das mais estonteantes cadeias montanhosas do Brasil fica na região da Serra do Espinhaço, que passa por Minas Gerais e Bahia. Diferente das outras serras, ela tem pouca variação em sua largura e uma formação quase em linha reta, que se iniciou no período Pré-Cambriano, há 4,6 bilhões de anos.

Sertão no Tocantins

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - Jalapão
Foto: Marina Campos Vinhal, Wikimedia Commons

O aspecto pode até ser árido, mas esse pedaço do Norte é recortado por uma grande bacia hidrográfica, incluindo os afluentes dos importantes rios Tocantins, São Francisco e Parnaíba. É justamente essa união entre a terra avermelhada e seca com as piscinas de água cristalinas que faz do Parque Estadual do Jalapão um destino com surpreendes paisagens. A beleza e biodiversidade são tantas que o local já foi até cenário de novela das nove da Rede Globo. Não que alguma novela faça justiça a este vasto território…

Neve em Santa Catarina

A infinidade de paisagens naturais do Brasil - São Joaquim
Foto: Arthur Puls, Wikimedia Commons

Ok, esse item aqui é forçar um pouco a barra. Se o Brasil que conheço é o mesmo que você conhece, neve aqui é um evento bem raro. Mas vai que você esteja no inverno, andando pelo sul do país… São Joaquim, em Santa Catarina, pode estar bem no seu caminho. Esse tal “evento raro” pode acontecer, como aconteceu em 2018.


Ah, e se você pensa que isso é tudo, está muito enganado. Quantos parques nacionais, chapadas e relevos ficaram fora dessa lista! Mas ela é só um aperitivo para apresentar a diversidade de biomas que o nosso rico país tem. Se você quer ver essas belezas com seus próprios olhos, trate de arrumar a mala e sair por esse Brasilzão de meu Deus.

Tags

sobre o autor